Mergulho nas ideias | inesnin's blogpost @ Memefest
Festival Community
This website is using cookies to. By clicking 'OK', you agree with our cookie policy. More about this.
OK

inesnin

RESEARCHER   +   ARTIST   +   OUTSIDE_OF_CLASIFICATIONS

Mergulho nas ideias

Vou tentar condensar pela primeira vez tudo o que tem acontecido por aqui em poucas palavras. Fato: Memefest Brasil encontra Memefest internacional. Participantes, curadores e organizadores, todos juntos por algo em torno de 10 dias num festival em Nijmegen, Holanda. Lá, encontramos participantes do International Media Training - que fariam a cobertura do festival Oddstream [ http://www.oddstream.org ], dentro do qual ocorriam as atividades do Memefest - e diversos artistas, nas muitas definições possíveis. O local, De Vasim, uma fábrica desativada numa região um pouco afastada da cidade mais antiga da Holanda, Nijmegen, serve normalmente além de espaço para eventos, como ateliê de diversos artistas, creio que com foco em circo. A atmosfera e a estética circenses acabam por inebriar todo o festival Oddstream, somando cores, tendas e diversos artefatos indescritíveis espalhados por toda parte.

Havia shows em pelo menos três palcos distintos, noites dedicadas à música eletrônica - com especial destaque ao dubstep :)) - exposições de arte multimídia, artista usando o espaço como ateliê e produzindo lá mesmo, seminários, workshop do Memefest e diversas atividades envolvendo a equipe do International Media Training acontecendo simultaneamente durante toda a duração do festival. Chegamos um pouco antes e fomos embora um pouco depois do festival em si, considerando pré e pós-produção, balanço, reuniões, festas e a impressão dos mapas de comunicação socialmente sensível produzidos durante o workshop.

Eu, Kevin Lo, Fréderic Dubois e Paulo Hartmann atuamos como mentores tanto do International Media Training quanto do workshop Mapping Socially Responsive Communication, do Memefest, e alternávamos entre essas duas atividades.

Com a equipe da capacitação de mídias, participamos do "energiser", as atividades de integração de grupo mais intensas e divertidas que já vi, e fizemos algumas apresentações. Primeiro, falamos do Memefest e suas orientações teóricas para um grupo de jovens oriundos de países como Portugal, Eslovênia, Alemanha, Espanha, Holanda e outros países europeus, o que provocou uma discussão interessantíssima que teve repercussões posteriores. Muitos não conheciam o festival, mas participavam de organizações com ideias afins, portanto acredito que fizemos conexões bem importantes ali. Depois, apresentamos outros projetos dos quais participamos ativamente tanto nas esferas internacional quanto em nossos países de origem: enquanto eu e Paulo viemos do Brasil, Kevin e Fréderic são de Montreal, Canadá - mas não se conheciam! Falei do Overmundo [ http://www.overmundo.com.br e http://institutoovermundo.org.br/ ], site e instituto no qual venho atuando nas áreas editorial e de pesquisa mais intensamente a partir desse ano, mas que participo desde 2006.

No workshop do Memefest, o foco durante alguns dias girou em torno de poderosas discussões teóricas em torno do capitalismo e suas bases, o papel da publicidade, comerciais e como são feitos, ideias, ideologias, em que tipo de comunicação podemos acreditar, o que podemos fazer, e as características da comunicação socialmente sensível (tradução livre minha para 'socially responsive communication', termo cunhado por Oliver Vodeb e Nikola Janović, no livro "Demonstrating Relevance: response-ability", aqui http://www.memefest.org/demonstratingrelevance/en/ ).

Após estudos e um intenso brainstorming em grupos, produzimos mapas visuais que procuravam identificar e orientar quanto ao que pode ser considerado comunicação socialmente sensível e o que é simplesmente marketing social (feito nos mesmos moldes dos trabalhos de comunicação comercialmente orientados). Ficaram interessantíssimos os resultados! Publicaremos as imagens aqui em breve.

Para o Memefest Brasil, tivemos "a" reunião importante, afinal, na qual discutimos projetos futuros, financiamento, Memefest como um todo, economia da cultura no Brasil e na Europa e eventos no Brasil! Tivemos em 2007 alguns seminários e discussões animados em São Paulo, dos quais o Paulo pode falar melhor, e pretendemos fazer novos eventos, se possível periódicos, em terras brasileiras! Conexões com a América Latina também estão em curso: a ideia é nos aproximarmos e ampliarmos as discussões em torno de questões locais, que passem pelo tema da comunicação visual, teoria, produção artística etc. Há muito a ser feito!

Dito isso, somente uma pontinha do que foi esse encontro tão especial, aguardem novidades daqui pra frente. Inspiração vinda de diversas partes do mundo, energia condensada e muita, muita alegria.

Thanks to Karin, Sandy, Kevin and Rok for the pictures!

Comments

inesnin
ABOUT ME

Username

inesnin


Name

i n


Country

Brazil


Website

http://azuis.net/


COMRADES